Tratamento de Dependência Química Para Mulheres

As mulheres possuem sentimentos, emoções, motivações e formas diferentes de lidar com as situações, tendo a consciência destes fatos, que fazem parte do universo feminino, todas as etapas do Tratamento Feminino em clinicas de recuperação feminina são desenvolvidas para atender essas particularidades, fazendo com que a paciente seja tratada não somente em relação à dependência das drogas e/ou do álcool, mas também nas áreas sentimentais, física e emocional.

Na grande maioria das vezes, elas começam a usar entorpecentes por incentivo de um parceiro ou namorado. Depressão, sensação de isolamento, problemas de saúde e pressões excessivas por parte da família e do emprego também estão entre os motivos que levam as mulheres a se tornarem dependentes químicas.

Sintomas da dependência química

Dentre os principais sintomas da dependência química se encontram o desejo incontrolável de se utilizar uma ou mais substâncias – a pessoa chega a acreditar que precisa daquilo para conseguir viver -, perda de controle sobre o uso e a necessidade cada vez maior de aumentar as doses.

A ansiedade também costuma ser observada quando a pessoa se encontra sob o efeito de alguma droga. Já nos períodos de abstinência, quando a substância deixa de funcionar e o corpo do dependente deseja mais, é comum o aparecimento de suor excessivo e tremores.

 

Como funciona o tratamento para mulheres

Por haver diferenças significativas na forma como funciona a dinâmica da dependência química entre mulheres e homens, não só o espaço físico é outro.

Ou seja, a mulheres ocupam salas e quartos separados dos homens que também passam pelo tratamento de desintoxicação, como ainda o tratamento físico e emocional é distinto, de acordo com as necessidades de cada paciente.

De igual forma, entretanto, as mulheres contam com uma equipe médica e de enfermagem altamente qualificada e multidisciplinar, especializadas no tratamento de dependência química para mulheres.

Alguns dos aspectos mais importantes presentes nesse processo são os seguintes:

  • Desintoxicação do corpo
  • Conhecimento da realidade interior da paciente
  • Resgate da sua autoestima e dos seus valores

Mais do que ajudar a paciente a se livrar do seu vício, o tratamento de dependência química em mulheres tem o objetivo de reintegrar a paciente na sociedade.

Essa parte do tratamento é de fundamental importância porque, não raro, o vício afeta de maneira tão profunda a sua vida que, sem a orientação necessária, pode ser impossível a ela viver como antes do vício.

O tratamento para mulher dependente é personalizado, definido após a avaliação médica. Conforme as necessidades de cada paciente, ela é orientada ainda a seguir determinadas etapas, que visam a sua recuperação de forma completa.

Alguns procedimentos são os seguintes:

  • Atendimento médico e nutricional
  • Consultas individuais com psiquiatra
  • Aconselhamento legal
  • Terapia de grupo
  • Terapia ocupacional

Além disso, o tratamento para mulheres pode ser feito com ou sem internação, o que vai depender do grau de dependência da paciente.

Diferença entre homens e mulheres

Diferenças entre os gêneros, na dependência química, homens e mulheres têm motivações, comportamentos e diferentes

Em geral, as mulheres se iniciam nas drogas através dos companheiros, enquanto os homens o fazem com os amigos.

No caso da dependência do álcool, as mulheres, por serem mais censuradas socialmente, bebem, predominantemente, em casa, às escondidas. Os homens já o fazem em público, em bares com os companheiros e voltam para casa embriagados.

Por isso a importância tratamento multidisciplinar, que oferecemos na clinica de recuperação Vida nova com o objetivo de reintegrar a paciente na sociedade, tem se destacado não só em relação à aderência (permanência no tratamento) e evolução ao tratamento

E necessário que a família entenda que a paciente tem dificuldade em aceitar o tratamento ,pois, teme com quem ficara seus filhos sua casa ,por isso e de fundamental apoio familiar para que a mesma possa aceitar o tratamento

Em nossas clínicas parceiras do projeto vidas temos um programa clínico terapêutico exclusivo que aborda cuidados especiais para proporcionar à mulher, oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas. As mulheres têm suas próprias características e necessidades, por isso o tratamento tem que ser específico para elas.

Importância do tratamento exclusivo para mulheres

Desde que algumas clínicas de reabilitação aderiram ao tratamento exclusivo para mulheres, é possível observar que os resultados alcançados ao final do mesmo são muito mais duradouros e consistentes.

Isso acontece porque a adesão ao tratamento e a permanência tornam-se maiores por parte das mulheres.

Ou seja, ao sentirem-se mais seguras nas clínicas de reabilitação e recebendo o atendimento adequado, as mulheres ficam mais confiantes e, por consequência, não desistem do fácil.

As taxas de recaída também foram reduzidas ao longo dos últimos anos, quando o tratamento exclusivo tem se mostrado cada vez mais benéfico às mulheres que passam por ele.